Qualquer dúvida consulte um de nossos representantes e se não esqueça: Quem tem Fromtherm, não tem inverno, tem água quente o ano inteiro!

  • Temperatura ambiente média: considerar a temperatura ambiente média dos dias durante um mês. Não considerar picos de baixa temperatura de pequena duração durante o dia e nem de poucos dias durante o mês.

 

  • Temperatura desejada da piscina: é a temperatura desejada e que o usuário vai programar o trocador de calor.

 

  • Perdas de calor: é a quantidade de calor que a piscina perde por hora em kcal/h. Causa a diminuição da temperatura da água e é um fenômeno natural que muda significativamente com a diferença entre a temperatura da água e do ambiente externo.                                                                                                                                      Essas perdas de calor ocorrem de várias formas, mas as mais significativas são as que ocorrem na superfície da água para o ambiente (cerca de 90%) e depois pelas paredes da piscina.                                                                    O uso de capa térmica ajuda a diminuir essas perdas, principalmente em regiões que a temperatura diminui

       durante a noite.

 

  • Volume de metros cúbicos: esse é o principal fator do dimensionamento. Ele determina a carga térmica da piscina e o tempo de aquecimento.  Em piscinas com mais de 1,5 m de profundidade, a altura da mesma não precisa ser considerada para efeito de perda de calor, somente para o tempo de aquecimento. Em piscinas com menos de 1,5m de profundidade, para efeitos de perda de calor, deve-se considerar toda área da superfície com 1,5m de profundidade.

 

  • Piscina aberta: somente serão dimensionadas com temperatura ambiente média acima de 15°C nas quatro estações do ano.

 

  • Incidência de ventos: deve ser levado em consideração somente em piscinas abertas e não será calculado em ambientes onde a temperatura ambiente for menor que 15°c.

 

  • Incidência do sol: deve ser levado em consideração somente em piscinas abertas e somente durante o verão, deve ser informado em horas de sol.

 

  • Piscina fechada: é a piscina construída com isolamento térmico adequado a temperatura desejada. Podem ser aquecidas durante o ano todo e deve ser levada em consideração a proporção da piscina, em relação ao tamanho da área em que a mesma se encontra. Todo o ambiente será aquecido e esse calor será proveniente da bomba de calor.

 

  • Piscinas irregulares: piscinas irregulares como raia, prainha e redonda, em cobertura de prédio devemos ter cuidados especiais. Recomendamos sempre dobrar a potência do modelo recomendado. As perdas sempre são maiores tanto na superfície da água como pelas paredes.

O dimensionamento da Bomba de Calor depende de vários fatores como: temperatura ambiente, temperatura desejada da piscina, local da instalação, incidência de ventos, sol, volume de metros cúbicos, área da superfície e principalmente se a piscina é aberta ou fechada.

Por esses motivos não existe um modelo matemático exato para esse dimensionamento. Cada piscina se comporta de maneira diferente quanto a perda de calor e tempo de aquecimento, mesmo no decorrer do mesmo dia. Também não existe um dia com temperatura igual ao outro e nem um ano igual ao outro. 

Em virtude dessas condições, que são naturais, atualmente usamos dados estatísticos para determinar o modelo de bomba de calor com capacidade mínima para aquecer piscinas. Método usado pelos principais fabricantes, coletando alguns dados que são específicos de cada piscina em uma planilha que indica o modelo quanto a sua potência térmica.

Esse método é muito eficiente quando o aquecimento da piscina fica sempre acionado, como a piscina de uma academia, clube e hotel por exemplo. Porém quando o aquecimento é acionado somente quando realmente a piscina for usada, como em uma residência que só usa no final de semana, causa um desconforto, pois demora muito tempo para atingir a temperatura desejada, em média 1°C a cada 4 horas.

Recomendamos para esses casos um modelo que aquece no mínimo 1°C a cada duas horas. O que deixa o cliente muito mais satisfeito.

Planilhas para download

 Algumas considerações para a correta coleta dos dados e parâmetros usados no dimensionamento

Dimensionamento da Bomba de Calor Fromtherm

PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO COM TEMPO DE AQUECIMENTO 

- Ideal para piscinas sem aquecimento constante: piscinas usadas aos finais de semana;

- Planilha indicará os modelos que atendem ao seu projeto, com tempo médio de aquecimento e consumo de energia;

- Você poderá definir a bomba de calor que melhor atende as suas necessidades em relação ao tempo de aquecimento da piscina;

- Quanto maior a potência na máquina, menor o tempo de aquecimento.

PLANILHA PARA DIMENSIONAMENTO

- Ideal para piscinas com aquecimento constante: hotéis, clínicas, academias e algumas residências;

- Planilha indicará o menor modelo recomendado;

- Comparação de custo mensal entre a bomba de calor e outros tipos de aquecedores para piscina;

- Planilha com duas opções: piscina aberta e piscina fechada.

Fábrica Fromtherm

Produtos

Serviços

Assistência

Rua José Agenor da Luz, N° 101 - Real Parque

São José - SC

A Fromtherm Sistemas Térmicos é a única empresa brasileira que fabrica exclusivamente bombas de calor. Fundada em 2004, ela traz confiança e qualidade em todos equipamentos produzidos.